Para que serve o Adobe Photoshop CC? Confira as principais utilidades do Adobe Photoshop CC

Você pode usar o Photoshop para quase qualquer tipo de edição de imagem, desde retocar fotos até criar gráficos de alta qualidade. Nesta lição, apresentaremos a interface do Photoshop, incluindo como abrir arquivos, trabalhar com painéispersonalizar a área de trabalho e alterar o tamanho da exibição. Portanto, vamos conhecer mais sobre o Adobe Photoshop CC.

O Photoshop CC é um aplicativo complexo e pode parecer um pouco intimidante de usar no início. Por isso, recomendamos acompanhar a lição baixando nosso arquivo de exemplo (clique com o botão direito no link para salvá-lo). Quanto mais experiência prática você tiver com o Photoshop, mais fácil será de usar. Vamos conhecer tudo sobre o CC.

Histórico da versão do Adobe Photoshop

O Photoshop foi criado em 1988 por Thomas Knoll e John Knoll e a licença de distribuição oficial do programa foi adquirida pela Adobe Systems. Desde então, muitas versões do Photoshop foram lançadas. A seguir estão as versões mais populares do Adobe Photoshop:

  • 2003 – Photoshop CS (versão 8)
  • 2005 – Photoshop CS2 (versão 9)
  • 2007 – Photoshop CS3 (versão 10)
  • 2008 – Photoshop CS4 (versão 11)
  • 2010 – Photoshop CS5 (versão 12)
  • 2012 – Photoshop CS6 (versão 13)
  • 2013 – Photoshop CC (versão 14)
  • 2014 – Photoshop CC 2014 (versão 15)
  • 2015 – Photoshop CC 2015 (versão 16 e versão 17)
  • 2016 – Photoshop CC 2017 (versão 18)
  • 2017 – Photoshop CC 2018 (versão 19)
  • 2018 – Photoshop CC 2019 (versão 20)
  • 2019 – Photoshop 2020 (versão 21)

Espaço de Trabalho do Photoshop CC

Neste artigo e no vídeo abaixo, aprenderemos como podemos criar um “espaço de trabalho” para personalizar o Photoshop de acordo com seu fluxo de trabalho.

Todos nós usamos o photoshop para diferentes fins, como edição de fotos, design gráfico, design 3D, edição de vídeo.

O Photoshop pode fazer muitas coisas, e você pode personalizar seu próprio fluxo de trabalho no photoshop e pode lidar individualmente com todos os painéis que deseja ver ou não em seu fluxo de trabalho.

Dependendo do seu propósito de trabalho, pode haver alguns painéis que você nunca vai usar e nunca precisará ver esses painéis.

Assim, você pode criar seu próprio espaço de trabalho do Adobe, dependendo do que você está trabalhando.

Essentials; padrão do Photoshop

No momento, tenho um espaço de trabalho padrão conhecido como “essenciais”. Por padrão, o Photoshop usa um espaço de trabalho conhecido como Essentials. Se você nunca escolheu um espaço de trabalho diferente, você está usando o espaço de trabalho Essentials.

Sobre este tutorial

Estaremos usando o Photoshop CC ao longo deste tutorial para mostrar os recursos do Photoshop. Se você estiver usando uma versão mais antiga do Photoshop – como o Photoshop CS6 ou anterior – alguns recursos podem funcionar de maneira um pouco diferente, mas você ainda deve conseguir acompanhar. No entanto, se você estiver usando o Photoshop Elements, é importante observar que alguns dos recursos abordados podem estar ausentes ou funcionar de maneira diferente.

Abrindo arquivos

Na maioria das vezes, você desejará começar abrindo uma foto existente em vez de criar uma nova imagem em branco. O Photoshop permite abrir e editar arquivos de imagem existentes, incluindo arquivos JPEG , PNG e PSD (documento do Photoshop).

Visão geral da interface do Photoshop

Como o Photoshop foi projetado principalmente para uso profissional, a interface pode parecer um pouco complexa e intimidante para novos usuários. Mesmo se você tiver alguma experiência com outro software de edição de imagens, é uma boa ideia se familiarizar com seus elementos principais.

O painel de ferramentas

painel Ferramentas , onde você selecionará diferentes ferramentas para editar imagens, é um dos recursos mais importantes do Photoshop. Depois de escolher uma ferramenta, você poderá usá-la com o arquivo atual. Seu cursor mudará para refletir a ferramenta atualmente selecionada.

Você também pode clicar e segurar para selecionar uma ferramenta diferente. Por exemplo, você pode clicar e segurar a ferramenta Retângulo para selecionar diferentes ferramentas Forma , como a ferramenta Elipse , a ferramenta Linha e a ferramenta Forma personalizada.

Mostrando e ocultando painéis

Você também poderá visualizar e modificar informações sobre o arquivo atual por meio de outros painéis na área de trabalho. Por exemplo, você pode visualizar as camadas do documento no painel Camadas . Para mostrar ou ocultar qualquer painel, clique no menu Janela e selecione o painel desejado (os painéis atualmente visíveis são indicados por uma marca de seleção ). Na imagem abaixo, estamos usando o menu Window para ativar o painel History .

Você pode usar as setas duplas para expandir ou recolher os painéis. Isso pode ser útil se você deseja ocultar temporariamente um painel sem removê-lo da área de trabalho.

Painéis móveis

Se quiser alterar a localização de um painel, você pode movê-lo clicando e arrastando o painel para uma nova parte da área de trabalho.

No entanto, se você planeja acompanhar nosso tutorial, recomendamos manter a maioria dos painéis no local padrão por enquanto. Para redefinir os painéis para suas posições padrão, selecione Window> Workspace > Reset Essentials . Observe que este processo pode variar dependendo da versão do Photoshop que você está usando. Por exemplo, no Photoshop Elements, você selecionará Janela> Redefinir painéis.

Personalização do ambiente do Photoshop CC

Se você deseja personalizar o Photoshop, pode ajustar as configurações padrão do aplicativo. A maioria dessas opções é bastante técnica, mas gostaríamos de mostrar a você dois ajustes básicos que podem ser úteis.

Para ajustar a unidade padrão:

Por padrão, as dimensões de um documento são medidas em polegadas. Se você não estiver editando principalmente imagens para impressão, recomendamos alterar essa configuração para pixels.

Selecione Editar> Preferências > Unidades e réguas . Se você estiver usando um Mac, selecione Photoshop> Preferências > Unidades e Réguas.

Para ajustar o tamanho do texto no Photoshop CC :

Se desejar que o texto da interface do Photoshop seja maior ou menor, você pode ajustar o tamanho do texto do aplicativo.

  1. Selecione Editar> Preferências > Interface . Se você estiver usando um Mac, selecione Photoshop> Preferências> Interface .
  2. Em Texto , clique no menu ao lado de Tamanho da fonte da IU e selecione o tamanho desejado. Pode ser necessário sair e reiniciar o Photoshop para que as alterações tenham efeito.

Mudando o nível de zoom do Photoshop CC

Ao editar uma imagem no Photoshop, você frequentemente a verá com menos de 100% de seu tamanho total . Isso ocorre porque a maioria das câmeras digitais modernas tira fotos grandes de alta resolução. Essas imagens são tão grandes, na verdade, que a maioria das telas de computador não consegue exibir todos os pixels da imagem de uma vez. Na verdade, isso é bom porque significa que você terá detalhes extras para trabalhar enquanto edita a imagem.

Se você quiser aumentar ou diminuir o zoom , simplesmente pressione Ctrl + ou Ctrl- (segure a tecla Ctrl e pressione a tecla + ou  ). Se estiver usando um Mac, pressione Command + ou Command- .

No exemplo abaixo, você pode ver um documento com 44,4% de seu tamanho original. Observe que você pode ver o nível de zoom atual na parte superior da janela do documento , bem como no canto inferior esquerdo da tela.

Em contraste, o exemplo abaixo mostra a mesma imagem em 100% (tamanho total). Observe que apenas parte da imagem é visível neste nível de zoom. Se desejar, você pode usar as barras de rolagem horizontal e vertical para visualizar outras partes da imagem.

Para ampliar a imagem e ajustá-la à janela do documento , pressione Ctrl + 0 (segure a tecla Ctrl e, a seguir, pressione a tecla zero ). Se você estiver usando um Mac, pressione Command + 0 .

Dependendo da placa gráfica do seu computador, alguns níveis de zoom, como 33,33% e 66,67%, podem fazer com que a imagem apareça pixelada. Se isso acontecer, você pode querer aumentar o zoom para 25% ou 50%.

Adobe Photoshop CC

Gostou? Então veja nosso artigo sobre o Adobe Photoshop CC