Como configurar roteador: Veja como configurar o seu roteador corretamente

Como configurar roteador: Veja como configurar o seu roteador corretamente. Se você escolheu roteadores com cuidado, espero que esteja começando com modelos que fornecem ferramentas fáceis de configuração – como um aplicativo móvel ou painel da web. Como cada roteador é diferente, a configuração não será a mesma de um roteador para outro. Abaixo estão as etapas básicas que devem ser comuns a todas as etapas para configurar roteador.

Como configurar roteador: Antes de começar

Verifique sua conexão com a internet

Se você não tiver uma boa conexão com a Internet, a experiência de configuração do roteador será frustrante. O método mais simples é conectar um computador ao modem ou dispositivo de gateway fornecido pelo seu provedor de serviços de Internet (ISP). Se o seu computador detectar uma conexão com a Internet, você está pronto para configurar o roteador.

Documentos do aparelho

Aqui está outra etapa que “parece óbvia” – mas que o poupará de aborrecimentos quando estiver no meio da configuração. Fique atento a adesivos ou pedaços de papel que possam incluir informações importantes de configuração, como o nome de usuário e a senha padrão do roteador.

Como configurar roteador: Verifique se há um aplicativo

Muitos fabricantes de roteadores fornecem aplicativos móveis ou painel da web que podem ser usados ​​para configuração e gerenciamento. Com um aplicativo de smartphone, pode não ser necessário conectar o roteador a um computador para configurá-lo. Verifique a documentação que acompanha seu roteador para ver se um aplicativo está disponível.

Como configurar roteador: Instalar e estender antenas

Se o roteador tiver antenas e elas forem separadas da caixa do roteador, você precisará instalá-las. Além disso, você deve estender as antenas antes de iniciar o processo de configuração.

Como configurar roteador: Etapas para configurar roteador

Etapa 1: Decida onde colocar o roteador

O melhor lugar para um roteador empresarial sem fio é em uma área aberta do local de trabalho, já que você se beneficiará de uma cobertura uniforme. No entanto, às vezes não é fácil encontrar um espaço aberto porque você deve conectar o roteador a um gateway de banda larga do seu ISP (provedor de serviços de Internet), que geralmente está conectado a um cabo próximo a uma parede externa.

Etapa 2: Conecte-se à Internet

Conecte o roteador a um cabo – ou escolha um roteador mesh

Para resolver o problema de “longa distância” ao conectar um roteador, você pode usar um cabo CAT5e ou CAT6 para conectar o roteador à porta Ethernet do gateway do ISP. Outra opção é passar os cabos Ethernet pelas paredes de seu escritório até o local central escolhido para o roteador.

Outra opção é instalar uma rede mesh com um roteador. Uma rede mesh permite que você coloque vários transmissores Wi-Fi em sua casa ou escritório, tudo em uma rede. Ao contrário dos extensores, que podem ser usados ​​com qualquer roteador sem fio, as redes mesh exigem um roteador com esse recurso integrado.

Independentemente da opção escolhida, você usará um cabo Ethernet básico, conectado à rede de longa distância (WAN) ou à porta da Internet do roteador. A porta da Internet normalmente é separada das outras portas por uma cor diferente.

Verifique as luzes LED do roteador

As luzes LED do roteador informam se você fez uma conexão ativa com a Internet com êxito. Se você não vir as luzes confirmando essa conexão, certifique-se de ter conectado o cabo na porta correta.

Teste a conexão com um dispositivo

Confirme se o roteador tem uma conexão funcionando, conectando um laptop a uma das portas do dispositivo na parte traseira do roteador. Se tudo correr bem, você poderá iniciar uma conexão com fio, assim como fez ao confirmar uma conexão ativa com a Internet.

Etapa 3: configurar o gateway do roteador sem fio

Em alguns casos, os ISPs oferecem aos clientes gateways com roteadores integrados. Na maioria dos casos, esses dispositivos combinados não são desenvolvidos para ambientes de negócios, nem têm portas extras, segurança e outras opções que permitem adicionar serviços e expandir redes à medida que os negócios crescem.

Se você tiver um gateway com um roteador integrado, terá que configurar o gateway para desabilitar o roteador e passar o endereço IP WAN – o endereço de protocolo de Internet exclusivo que o provedor de Internet atribui à sua conta – e todo o tráfego de rede para o seu novo roteador.

Se você não seguir este passo, você pode se deparar com conflitos que impedem os dispositivos de funcionar corretamente. Pode ser necessário entrar em contato com seu ISP para obter ajuda com esta etapa.

Etapa 4: conectar o gateway ao roteador

Primeiro, desligue o gateway. Se já houver um cabo Ethernet conectado à porta de rede local (LAN) do gateway, desconecte o cabo e conecte-o à porta WAN do roteador. Ligue o gateway novamente e aguarde alguns minutos para que ele seja inicializado. Conecte a fonte de alimentação do roteador e ligue-o, novamente aguardando alguns minutos.

Etapa 5: usar o aplicativo ou painel da web

A maneira mais fácil de continuar com a configuração do roteador é usar um aplicativo móvel, se o fabricante do roteador tiver fornecido um. Se não houver um aplicativo ou se você preferir usar o painel do roteador baseado na web, conecte o roteador a um computador por meio de um cabo Ethernet.

Você pode encontrar o endereço IP do roteador impresso na parte traseira do próprio dispositivo; caso contrário, digite 192.168.1.1, um endereço de roteador comum, na barra de pesquisa do navegador.

Etapa 6: crie um nome de usuário e uma senha

Para configurar o roteador, você precisará fazer login, usando seu nome de administrador e senha padrão. Normalmente, você pode encontrar essas informações impressas no próprio roteador ou no manual do usuário que o acompanha.

Em seguida, insira as credenciais necessárias. Depois de entrar, você deve criar imediatamente um novo nome de usuário e senha. Os padrões geralmente são algo como “admin” e “password1234”, que obviamente não são seguros – portanto, certifique-se de alterá-los na primeira oportunidade.

Etapa 7: atualize o firmware do roteador

Seu roteador pode precisar de uma atualização do “firmware” ou software que o opera. Atualize-o o mais rápido possível, pois o novo firmware pode corrigir bugs ou oferecer novas proteções de segurança.

Alguns roteadores podem baixar o novo firmware automaticamente, mas muitos não. Pode ser necessário verificar se há atualizações por meio do aplicativo ou da interface do navegador.

Etapa 8: Crie uma senha de Wi-Fi

Assim como a maioria dos roteadores vem com nomes de usuário e senhas de administrador pré-atribuídos, a maioria também vem com nomes de usuário e senhas Wi-Fi predefinidos. Provavelmente, você será solicitado a alterar o nome de usuário e a senha do Wi-Fi, mas mesmo que não veja esse prompt, planeje fazer isso rapidamente.

Etapa 9: use ferramentas de configuração automática sempre que possível

Se o seu roteador estiver equipado com recursos de instalação automática, conte com eles para ajudar a completar a configuração. Por exemplo, você deve ser capaz de usar a configuração automática para gerenciar endereços IP com o protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP), que atribui endereços IP automaticamente aos dispositivos. Você sempre pode alterar esses endereços mais tarde.

Etapa 10: configurar a segurança

Muitos fabricantes de roteadores fornecem funcionalidade de segurança para proteger a rede e a privacidade do usuário. Você pode fazer login no painel da web e ativar recursos de segurança adicionais, como firewall, filtragem da web e controles de acesso para se proteger de tráfego malicioso. Você também pode configurar redes privadas virtuais (VPNs) para privacidade.

Gostou? Então veja o nosso artigo sobre como ativar o botão iniciar do Windows 10.

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

Gostou? Veja nosso artigo sobre qual a melhor plataforma para criar um Blog.

Como configurar roteador: Veja como configurar o seu roteador corretamente

Como configurar roteador: Veja como configurar o seu roteador corretamente
Como configurar roteador: Veja como configurar o seu roteador corretamente