Blog grátis: Qual é a melhor plataforma para criar um blog grátis?
Blog grátis: Qual é a melhor plataforma para criar um blog grátis? Construir um ótimo blog começa com a escolha da plataforma certa – existem apenas algumas que vale a pena considerar.
Você pode construir um site e hospedar seu blog lá. Isso requer um pouco de trabalho inicial, mas você terá e controlará seu site completamente. Você tem duas maneiras de fazer isso:
- Use um construtor de sites fácil como Wix ou Squarespace.
- Use o WordPress com Bluehost como seu host.
Se você deseja lucrar com seu blog, essas são suas melhores escolhas.
A outra opção é usar uma plataforma de blog como Medium ou LinkedIn.
Essas plataformas combinam o alcance da mídia social com as ferramentas de que você precisa para criar postagens de blog. Eles lhe dão a chance de apresentar seu texto a mais pessoas – mas você estará à mercê de um algoritmo.
Isso significa que você terá menos controle sobre quem vê suas postagens, quanto pode personalizar seu blog e como ganha dinheiro com isso.
Mas há muitos benefícios e desvantagens para ambas as rotas. Pode ser difícil escolher um.
Neste guia, explicarei como configurar seu blog e ajudarei você a escolher qual site de blog, software ou plataforma de blog é melhor para você.
As 3 melhores plataformas de Blog grátis e sites de blog para 2021
Aqui estão nossas escolhas para as principais plataformas de blog e para quem são as melhores:
- Wix – Melhor para iniciantes construindo um blog profissional
- WordPress – melhor para networking com líderes e influenciadores
- Linkedin – Excelente para trabalho e empregos.
1 – Blog grátis Wix: O Melhor para Iniciantes Construindo um Blog Profissional
O Wix oferece aos iniciantes uma maneira de fazer parecer que os profissionais criaram seus blogs – tudo sem a necessidade de aprender código ou desenvolvimento web.
Na verdade, nosso painel de usuários deu-lhe notas altas pela facilidade de uso, elogiando a plataforma por sua usabilidade e uma curva de aprendizado relativamente simples.
O Wix oferece centenas de modelos em muitas categorias diferentes de sites. Por exemplo, eles têm modelos para blogs de viagens, portfólios simples ou galerias de fotografia. Adoramos como você não precisa ter nenhum conhecimento de codificação para mover ativos e criar o blog que deseja.
Blogando com Wix
O gerenciador de blog do Wix é realmente simples e intuitivo, com análises e SEO incorporados. É simples adicionar os recursos básicos que você pode desejar em seu blog também – elementos como ferramentas sociais, curtidas, comentários, hashtags, categorias e formulários de assinante.
Existe uma categoria de modelo de blog, que é um ótimo lugar para começar. Depois de selecionar seu modelo, sugiro atualizar a fonte, as cores e o logotipo para personalizar seu modelo e ajudá-lo a se destacar dos demais.
Escrever uma postagem é tão simples quanto clicar em Criar uma postagem, escrever sua cópia e adicionar imagens. Você pode salvar rascunhos ou até mesmo dar a outros colaboradores privilégios de escrita para o seu site. Tudo isso é tão fácil em um dispositivo móvel quanto em um desktop – nenhum aplicativo é necessário.
Ao todo, o processo de blog é tão intuitivo e fácil de usar quanto as pessoas descreveram – mas também houve algumas outras adições que me surpreenderam.
Contras de blogar com Wix
Há também a questão da taxa de assinatura que – embora razoavelmente acessível – pode fazer com que alguns blogueiros em crescimento se encolham (especialmente se você planeja ser mais autossuficiente). Se você planeja recuperar parte desse dinheiro com suas ferramentas de comércio eletrônico, ainda terá que contabilizar o pagamento de um plano mais caro para essa funcionalidade.
O painel de usuários pontuou Wix bastante baixo em monetização também – mas isso não quer dizer que não possa ser feito. Ocasionalmente, o Wix apresentará blogs de destaque que usam sua plataforma, e isso pode levar a novas oportunidades, como foi o caso de um de nossos usuários.
Por que o classificamos o Blog Wix em primeiro lugar?
O Wix oferece a melhor plataforma de blog para a grande maioria dos leitores que leem este artigo (ou seja, criadores de blogs iniciantes). É por isso que o classificamos como o número um: a facilidade de uso é um fator tão crítico para quem está começando que demos a ele o primeiro lugar com base apenas nisso.
Ele oferece uma ampla variedade de temas que cabem em qualquer tipo de blog e site que você queira construir. Você também poderá alterar facilmente a aparência desses temas para que seu blog tenha a aparência que você deseja – sem necessidade de conhecimento de codificação.
Os usuários com quem conversamos elogiaram a facilidade de uso do Wix e a capacidade de personalizar seus blogs na plataforma. Nossa própria pesquisa prática verificou isso. Poderíamos criar um blog com uma ótima aparência sem nenhuma experiência com o Wix em minutos literais. Imagine o que você poderia fazer com mais tempo.
E se você realmente quiser eliminar as suposições ao projetar seu site, você pode até deixar o Wix cuidar disso para você, respondendo a algumas perguntas e deixando sua IA avançada cuidar do resto.
2 – Blog grátis WordPress: Melhor para criar blogs altamente personalizáveis
WordPress é uma das plataformas de blog mais populares que existem – e por um bom motivo.
É um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) altamente personalizável para blogueiros que desejam criar um site para seus negócios. Também é ótimo se você planeja dimensionar seu blog para obter lucro.
A razão? WordPress é um código aberto . Isso significa que eles não mantêm seu código-fonte em segredo. Os desenvolvedores podem entrar e criar widgets, plug-ins e outras ferramentas para personalizar blogs do WordPress – para que você possa criar qualquer tipo de blog que desejar .
Um usuário em nosso painel, que ficou com o WordPress por quatro anos, descreve o CMS como “amigável para blogueiros”, com muitos recursos de SEO incorporados. A experiência deles é compartilhada por muitos de nossos outros usuários.
Dito isso, há uma pequena curva de aprendizado. Para obter o máximo que você pode do WordPress em termos de personalização, você precisará ser mais prático com os plug-ins e widgets que você escolher e como você gerencia o back-end.
Sim, isso significa que você provavelmente terá que mexer em html, CSS e codificação leve.
No entanto, mesmo isso é bastante simples no WordPress – e não demorou muito para que nossos usuários aprendessem o básico.
A compensação vale a pena, pois você pode obter um site fantástico totalmente personalizado de acordo com suas especificações exatas. Isso é o que o torna perfeito para a criação de um site voltado para o crescimento do público e o lucro.
Eles também foram capazes de alavancar plug-ins para ajudá-los a construir seu público – e gerar crescimento de receita. E, à medida que seu blog e sua audiência crescem, você poderá continuar ajustando seu site para acomodar esse crescimento em qualquer direção que desejar.
Blogando com WordPress
Se você planeja construir um blog que atraia milhares ou até milhões de leitores – sem mencionar a monetização – não podemos recomendar o WordPress o suficiente … mas o painel de usuários está certo quando dizem que é um pouco complicado de aprender no início .
À primeira vista, o painel do blog para WordPress parece mais complexo do que a maioria. Mas, uma vez que você salte, é bastante fácil envolver sua mente.
A plataforma introduziu seu editor Gutenberg recentemente, que pode tornar o processo de edição muito mais simples. Eles apresentam tudo o que você precisa para publicar um blog de uma forma bastante intuitiva e fácil de entender.
Esse novo editor permite arrastar certos elementos das postagens e páginas do seu blog para onde gostaria que estivessem na versão final publicada. O layout é muito fácil de gerenciar e encontrar coisas como configurações de fonte e inserções de imagem é muito fácil.
Claro, não é exatamente como a funcionalidade de arrastar e soltar como o Wix e o Squarespace têm, já que você não pode editar a página inteira – mas está bem perto.
WordPress é incrivelmente escalonável. Não importa o que você deseja construir ou quão grande você cresça, a plataforma crescerá com você, desde que você escolha os plug-ins certos.
Dica rápida: não cometa o erro de novato de baixar uma tonelada de plug-ins e widgets. É fácil pensar que você precisa de tudo e da pia da cozinha para tornar seu blog excelente – mas às vezes, menos é mais.
Além disso, instalar uma tonelada de plug-ins é uma maneira fácil de diminuir a velocidade de carregamento de sua página.
Contras de um blog com WordPress
O painel do usuário me deu vários comentários sobre a facilidade de uso do WordPress para iniciantes. Alguns disseram que era fácil, enquanto outros apontaram que é difícil para os novatos no início.
Além disso, o suporte do WordPress equivalia a um fórum de suporte. Depois de postar uma pergunta de teste lá, demorei cerca de duas horas para receber uma resposta. Embora a resposta tenha sido abrangente e respondesse à pergunta que fiz, ainda foram duas horas – pode ser muito tempo se houver dinheiro em jogo com seu blog.
Por que classificamos em 2 lugar
Junto com uma pontuação muito alta em todos os critérios, o WordPress com Bluehost é um ótimo lugar para começar se você realmente deseja construir um blog que crescerá com você, não importa o quão grande você cresça.
Isso é especialmente bom se você planeja monetizar seu blog e otimizá-lo para tráfego / crescimento. Eventualmente, você precisará adicionar mais recursos que algumas outras plataformas podem não ser capazes de oferecer a você. WordPress e Bluehost podem fazer isso.
Embora o painel de usuários tenha tido pequenos problemas com a curva de aprendizado da plataforma, todos disseram que foram capazes de criar seu blog ideal assim que pegaram o jeito. Eles gostaram especialmente do nível de personalização do WordPress – alguns deles monetizando seus sites usando os vários plug-ins e widgets do construtor de sites.
3 – LinkedIn: Melhor para networking com líderes e influenciadores
O LinkedIn oferece a você um público integrado para profissionais de negócios de todos os matizes, desde RH, marketing digital, finanças, tecnologia e muito mais.
Muitos deles são altamente ativos no site, frequentemente compartilhando liderança inovadora e artigos uns com os outros por meio do feed do LinkedIn.
Portanto, se você estiver interessado em se estabelecer como um influenciador ou líder inovador em seu espaço de negócios, o público-alvo no LinkedIn é o seu pão com manteiga.
A plataforma tem uma cultura pronta e um conjunto de expectativas que um blogueiro de negócios sonharia em criar em seu próprio site. O desafio para você é criar conteúdo atraente e que valha a pena compartilhar para construir seguidores.
Afinal, o LinkedIn é uma rede social. Sua influência cresce em proporção ao tamanho de sua rede. Quanto mais postagens você publicar, mais solicitações de conexão e seguidores você atrairá.
Por ser uma rede social para profissionais do setor, é um ótimo canal para acessar clientes em potencial e obter feedback rápido de colegas sobre seus artigos. Você tem a oportunidade de colocar sua liderança inovadora na frente de todos, desde clientes e clientes em potencial, a recrutadores e influenciadores em seu campo.
E você pode transformar seu público em parceiros e clientes.
Cada um dos usuários em nosso painel aproveitou os blogs do LinkedIn para fazer conexões de rede importantes e desenvolver um público.
Blogando no LinkedIn
Criar um blog no LinkedIn é muito simples e requer apenas um perfil. A partir daí, é só clicar em um botão de status semelhante ao do Facebook e criar um artigo.
Também é importante notar que existem diferenças entre uma postagem e um artigo no LinkedIn.
Uma postagem é uma atualização menor que você compartilha com seu feed e conexões. Pense como uma anedota rápida ou uma dica profissional. Eles são limitados a 1.300 caracteres, o que significa cerca de 5 linhas.
Uma pessoa que lê seu artigo também pode segui-lo de lá, então ela será alertada quando você publicar seu próximo artigo. Todos os artigos que você publicar aparecerão na seção Artigos do seu perfil do LinkedIn.
Contras de um blog no LinkedIn
Embora o LinkedIn ofereça muitas oportunidades para construir sua marca e criar liderança inovadora, ele carece em algumas áreas vitais.
Por um lado, não há uma maneira intuitiva de as pessoas acessarem um arquivo de seus artigos anteriores, como você pode encontrar no Medium ou em um blog Wix, Squarespace ou WordPress normal.
Em vez disso, o artigo ficará no seu feed de atividades, o que exige que você clique em seu perfil, depois em seu feed de atividades e, em seguida, role para baixo até seu artigo. É muito trabalho encontrar apenas um artigo.
Por que classificamos como nº 3
O LinkedIn é, antes de mais nada, uma plataforma de rede social. Todo o resto é secundário a esse objetivo.
O mesmo acontece com seus artigos. Não é uma plataforma de blog em si no sentido tradicional – mas pode ser uma ferramenta de blog muito eficaz para aumentar sua rede e fazer conexões.
E alguns de nossos usuários ganharam muito dinheiro usando seus blogs para fazer essas conexões.
Mas, no final das contas, não é uma plataforma de blog muito eficaz se você só quiser fazer um blog. Recomendamos seguir qualquer uma das opções anteriores se esse for o seu objetivo e apoiar o seu blog, compartilhando suas postagens no LinkedIn.
Resumindo: o LinkedIn é uma plataforma de blog decente apenas se você a estiver usando para oferecer suporte a uma plataforma que você possui, como o site da sua empresa. Você não pode monetizar diretamente e depende inteiramente de um algoritmo de alcance e engajamento.
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