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O que é SEO? Veja tudo sobre e saiba como funciona

Você está no início de sua jornada de SEO? Talvez você já tenha ouvido falar que o SEO pode ajudar a direcionar o tráfego para o seu site e obter classificações mais altas, mas você não tem certeza de como funciona ou em quais áreas se concentrar? Bem, você veio ao lugar certo. Continue lendo para descobrir o que todo profissional de marketing digital deve saber sobre SEO.

Confira!

Definindo a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)

Vamos começar fazendo uma pergunta óbvia: o que exatamente é SEO? Bem, SEO significa ‘Search Engine Optimization’, que é o processo de obter tráfego de  resultados de pesquisa gratuitos, orgânicos, editoriais  ou naturais  nos mecanismos de pesquisa . Destina-se a melhorar a posição do seu site nas páginas de resultados de pesquisa. Lembre-se, quanto mais alto o site estiver listado, mais pessoas o verão.

  • Um bom SEO envolve muitas atividades diferentes, como:
  • Identificar palavras-chave relevantes com bom potencial de tráfego de pesquisa
  • Criar conteúdo útil e de alta qualidade e otimizá-lo para mecanismos de pesquisa e para usuários
  • Incluindo links relevantes de sites de alta qualidade
  • Medindo os resultados

Nos dias de hoje, SEO é considerado uma atividade essencial de marketing.

Diferenças entre pesquisa paga e orgânica

Desde o início, é importante que você entenda as diferenças entre a busca orgânica, natural, sinônimo de SEO e a busca paga. Existem cinco diferenças principais:

Posição

A primeira diferença é que os resultados da pesquisa paga aparecem no topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e os resultados orgânicos aparecem abaixo deles.

Tempo

Outra diferença importante entre pesquisa paga e orgânica é o tempo. Com a pesquisa paga, você obtém resultados quase instantâneos, às vezes em minutos; enquanto que, com a pesquisa orgânica, os resultados levam mais tempo – geralmente semanas, meses e até anos. Então você tem que jogar o jogo de médio a longo prazo com a busca orgânica.

Pagamento

Quando se trata de pagar, bem, como o nome sugere, o tráfego de pesquisa pago é pago. Você paga por clique (PPC) com base no custo por clique (CPC). O que isso significa é que você paga uma taxa toda vez que um usuário clica em seu anúncio. Então, em vez de depender de tráfego orgânico para seu site, você compra tráfego para sua página pagando ao Google para exibir seu anúncio quando seu visitante fizer uma pesquisa por sua palavra-chave. Para a busca orgânica, o tráfego é gratuito, embora exija um investimento de recursos e tempo.

ROI

Em termos de retorno do investimento ou ROI (Retorno sobre o investimento), na verdade é muito mais fácil medir com pesquisa paga. Isso ocorre em parte porque o Google fornece mais dados de palavras-chave que você pode capturar no Google Analytics. No entanto, com a pesquisa paga, o ROI pode estagnar ou diminuir ao longo do tempo. Com a pesquisa orgânica, o ROI é um pouco mais difícil de medir, mas geralmente melhora com o tempo. A longo prazo, a pesquisa orgânica pode oferecer um retorno muito bom sobre o investimento.

Participação do tráfego

Quando se trata da participação do tráfego, cerca de 20% a 30% dos pesquisadores clicam nos resultados pagos e 70% a 80% dos pesquisadores clicam nos resultados de SEO. Portanto, a maior parte dos cliques está, na verdade, nos resultados orgânicos.

Semelhanças entre pesquisa paga e orgânica

Não se trata apenas de diferenças – também há semelhanças entre pesquisa paga e orgânica:

  • Pesquisa de palavras-chave: você usa um mecanismo de pesquisa para pesquisa paga e orgânica e ambas exigem que o usuário insira uma palavra-chave. Então você precisa fazer pesquisa de palavras-chave para busca orgânica e busca paga.
  • Páginas de destino: ambos os tipos de pesquisa exigem que você crie páginas de destino. Para SEO, a página de destino precisa estar conectada ao seu site. Para pesquisa paga, pode ser exatamente a mesma página de destino que você usa para orgânico ou pode ser uma página autônoma completamente separada que fica fora do seu site.
  • Tráfego: Gerar tráfego é um dos principais objetivos da pesquisa paga e orgânica. Mais importante ainda, o tráfego de pesquisa paga e orgânica inclui a intenção do usuário. Ou seja, alguém está fazendo uma pergunta ao Google ou procurando informações – eles estão em uma mentalidade ativa e, como resultado, são mais propensos a agir assim que encontrarem essas informações.

Os três pilares do SEO

Como profissional de marketing digital, saber como fazer com que sua marca, site ou empresa seja encontrada pelos pesquisadores é uma habilidade essencial, e entender como o SEO está evoluindo o manterá no topo do seu jogo. Embora o SEO mude com frequência de pequenas maneiras, seus princípios-chave não. Podemos dividir o SEO em três componentes principais ou pilares com os quais você precisa estar familiarizado – e agir regularmente:

  • Otimização técnica: Otimização técnica é o processo de concluir atividades em seu site que são projetadas para melhorar o SEO, mas não estão relacionadas ao conteúdo. Muitas vezes acontece nos bastidores.
  • Otimização On -Page: Otimização On-Page é o processo de garantir que o conteúdo do seu site seja relevante e forneça uma ótima experiência ao usuário. Inclui direcionar as palavras-chave corretas em seu conteúdo e pode ser feito por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo. Exemplos comuns de sistemas de gerenciamento de conteúdo incluem WordPress, Wix, Drupal, Joomla, Magento, Shopify e Expression Engine.
  • Otimização Off -Page: Otimização Off-Page é o processo de melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa do seu site por meio de atividades fora do site. Isso é em grande parte impulsionado por backlinks, que ajudam a construir a reputação do site.

Como os motores de busca realmente funcionam?

Os mecanismos de pesquisa são usados ​​pelas pessoas quando elas têm uma consulta e estão pesquisando na internet pela resposta. Os algoritmos do mecanismo de pesquisa  são programas de computador que procuram pistas para fornecer aos pesquisadores os resultados exatos que estão procurando. Os mecanismos de pesquisa contam com algoritmos para encontrar páginas da Web e decidir quais classificar para qualquer palavra-chave. Existem três etapas para o funcionamento dos mecanismos de pesquisa:  rastreamento , que é o estágio de descoberta; indexação , que é a etapa de arquivamento; e  classificação , que é o estágio de recuperação.

Etapa 1: rastreamento

O primeiro passo é rastejar. Os mecanismos de pesquisa enviam rastreadores da Web para encontrar novas páginas e registrar informações sobre elas. Às vezes chamamos esses rastreadores da web de ‘aranhas’ ou ‘robôs’. Seu objetivo é descobrir novas páginas da web que existem e também verificar periodicamente o conteúdo das páginas visitadas anteriormente para ver se elas foram alteradas ou atualizadas.

Os mecanismos de pesquisa rastreiam as páginas da Web seguindo os links que eles já descobriram. Portanto, se você tiver uma postagem no blog e estiver vinculada à sua página inicial, quando um mecanismo de pesquisa rastrear sua página inicial, ele procurará outro link para seguir e poderá seguir o link para sua nova postagem no blog.

Etapa 2: indexação

A segunda etapa é a indexação. A indexação é quando um mecanismo de pesquisa decide se vai ou não usar o conteúdo que rastreou. Se uma página da web rastreada for considerada digna por um mecanismo de pesquisa, ela será adicionada ao seu índice. Este índice é usado na fase final de classificação. Quando uma página da Web ou conteúdo é indexado, é arquivado e armazenado em um banco de dados onde pode ser recuperado posteriormente. A maioria das páginas da web que oferecem conteúdo exclusivo e valioso são colocadas no índice. Uma página da web pode não ser colocada no índice se:

  • Seu conteúdo é considerado duplicado
  • Seu conteúdo é considerado de baixo valor ou spam
  • Não pôde ser rastreado
  • A página ou domínio não tinha links de entrada

Etapa 3: classificação

O terceiro passo é realmente o passo mais importante, e isso é o ranking. A classificação só pode ocorrer após a conclusão das etapas de rastreamento e indexação. Assim, uma vez que um mecanismo de pesquisa tenha rastreado e indexado seu site, seu site pode ser classificado.

Existem mais de 200 sinais de classificação que os mecanismos de pesquisa usam para classificar e classificar o conteúdo, e todos se encaixam nos três pilares do SEO: otimização técnica, otimização na página e otimização fora da página. Alguns exemplos de sinais que os mecanismos de pesquisa usam para classificar as páginas da web são:

  • Presença da palavra-chave na tag de título  – se a palavra-chave ou um sinônimo foi mencionado na página e na tag de título
  • Velocidade de carregamento da página da Web  – Se a página da Web é carregada rapidamente e é compatível com dispositivos móveis
  • Reputação do site  – Se a página da web e o site são considerados respeitáveis ​​para o tópico pesquisado

Definir objetivos de SEO

Definir objetivos de SEO é uma parte vital de qualquer estratégia de SEO. É importante definir objetivos de SEO – e alinhá-los com seus objetivos gerais de negócios – porque:

  • Eles incentivam a adesão das principais partes interessadas.
  • Eles ajudam você a formular sua estratégia de SEO.
  • Eles garantem que as metas sejam cumpridas.

O que você deve medir?

Embora possa parecer uma tarefa trabalhosa definir objetivos, medi-los pode realmente ajudá-lo a progredir com seu SEO a longo prazo. Então, que tipos de coisas você deve medir?

Considere medir:

  • Palavras-chave
  • Tráfego
  • Quota de mercado
  • Conhecimento da marca
  • Geração de leads
  • Reputação
  • Comércio eletrônico

Exemplos de objetivos de SEO

Aqui estão três exemplos de objetivos de SEO que podem ser usados ​​como um guia para definir objetivos relevantes para seu próprio negócio ou site:

“Mova 50% das nossas 20 principais palavras-chave para a primeira página do Google em nove meses.” Este objetivo se concentra na classificação de palavras-chave.

“Melhorar nosso tráfego orgânico ano a ano em 20% no terceiro trimestre e 25% no quarto trimestre.” Este objetivo se concentra em aumentar o tráfego orgânico do site.

“Aumentar nossa participação no mercado de SEO de 3% para 5% no próximo ano fiscal.” Esse objetivo se concentra no aumento da participação de mercado.

Definir objetivos para diferentes tipos de negócios

O foco de seus objetivos irá variar dependendo se seu negócio é  transacional  ou  informativo .

Se sua empresa for transacional e você tiver um elemento de comércio eletrônico, defina seus objetivos em torno do rastreamento de vendas e conversões de leads. No entanto, se você é um site comercial que não é de comércio eletrônico, convém se concentrar nas gerações de leads.

Se o seu negócio for informativo, é mais provável que você defina objetivos com foco no reconhecimento da marca ou no tráfego do site.

Por fim, lembre-se, mesmo quando você implementou totalmente sua estratégia de SEO, o SEO nunca termina. Com o SEO, você pode precisar mudar de tática no meio do caminho, jogar um jogo longo e esperar para ver os resultados finais. Mas com uma base sólida de SEO – e um pouco de paciência – os benefícios da sua estratégia de SEO devem se tornar aparentes, levando a uma melhor experiência do usuário para os clientes e mais conversões para o seu negócio.

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