Aplicativo Para PC

aTube Catcher

Baixar e Ativar

Bitcoin

Segurança Bluetooth: Veja o que é Bluetooth e se é seguro

À medida que nosso mundo se tornou cada vez mais conectado, adotamos muitas tecnologias para nos ajudar a manter contato com nossos amigos e familiares. Uma das mais populares é a tecnologia Bluetooth, que pode ser encontrada em muitos dos dispositivos que usamos todos os dias. 

A tecnologia sem fio conecta mouses e teclados aos nossos computadores. Ele conecta nossos telefones aos nossos carros para acompanhar os podcasts mais recentes durante nossos deslocamentos matinais e conecta nossos smartwatches e rastreadores de atividades aos nossos smartphones.

Quando quaisquer dois dispositivos precisam se comunicar, eles precisam concordar em vários pontos antes que a conversa possa começar. 

Sem necessidade de conexão física, o Bluetooth Special Interest Group (SIG) cria padrões de tecnologia sem fio para os fabricantes de hardware usarem ao criar novos dispositivos. À medida que a tecnologia evolui, a tecnologia de comunicação sem fio também evolui. 

No momento da redação deste artigo, existem dois padrões de tecnologia Bluetooth que os desenvolvedores usam para mantê-lo conectado. Embora semelhantes, existem diferenças sutis que os tornam úteis para diferentes aplicações. 

Vamos aprender sobre os dois tipos de tecnologia Bluetooth abaixo:

Por que é chamado de Bluetooth?

Harald Bluetooth era o rei da Dinamarca no final dos anos 900. Ele conseguiu unir a Dinamarca e parte da Noruega em um único reino, então introduziu o cristianismo na Dinamarca. Ele deixou um grande monumento, a pedra rúnica Jelling, em memória de seus pais. Ele foi morto em 986 durante uma batalha com seu filho, Svend Forkbeard. Escolher esse nome para o padrão indica a importância das empresas da região nórdica (nações como Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia) para o setor de comunicações, mesmo que isso diga pouco sobre o funcionamento da tecnologia.

Conexões Bluetooth

A comunicação sem fio é agora um fenômeno comum. Muitos de nós temos conexões de internet Wi-Fi em nossos escritórios e residências. Mas os dispositivos Bluetooth se comunicam diretamente entre si, em vez de enviar tráfego por meio de um dispositivo intermediário, como um roteador sem fio. Isso torna a vida muito conveniente e mantém o uso de energia extremamente baixo, melhorando a vida útil da bateria.

Os dispositivos Bluetooth se comunicam usando ondas de rádio de baixa potência em uma banda de frequência entre 2.400 GHz e 2.483,5 GHz [fonte: Bluetooth Special Interest Group (SIG) ]. Esta é uma das poucas bandas que é reservada por acordo internacional para o uso de dispositivos industriais, científicos e médicos (ISM).

Muitos dispositivos que você já usa aproveitam essa mesma banda de radiofrequência, incluindo babás eletrônicas, abridores de portas de garagem e a mais nova geração de telefones sem fio. É essencial garantir que os dispositivos Bluetooth e outras tecnologias de comunicação sem fio não interfiram entre si.

Existem dois tipos de tecnologia Bluetooth a partir de 2020: Bluetooth Low Energy (LE) e Bluetooth Classic (mais formalmente conhecido como Bluetooth Basic Rate/Enhanced Data Rate, ou BR/EDR) [fonte: Bluetooth SIG ]. 

Ambos operam usando a mesma banda de frequência, mas o Bluetooth LE é a opção mais popular, de longe. Ele precisa de muito menos energia para operar e também pode ser usado para redes broadcast ou mesh, além de permitir a comunicação por conexões ponto a ponto entre dois dispositivos.

A tecnologia Bluetooth clássica pode fornecer uma taxa de dados um pouco mais alta que a Bluetooth LE (3 Mbs em comparação com 1 Mbs ou 2 Mbs), mas só pode ser usada para comunicação direta entre dois dispositivos usando conexões ponto a ponto. Cada um dos dois tipos de tecnologia Bluetooth tem seus pontos fortes particulares e os fabricantes adotam a versão que melhor se adapta às necessidades de seu produto.

Segurança Bluetoooth

Ao configurar um novo dispositivo, os usuários geralmente passam por um processo chamado emparelhamento . O emparelhamento equipa cada dispositivo com chaves de segurança especiais e faz com que eles confiem um no outro. Um dispositivo que requer emparelhamento não se conectará a outro dispositivo com o qual não foi emparelhado.

Essas chaves de segurança permitem que a tecnologia Bluetooth proteja dados e usuários de várias maneiras. Por exemplo, os dados trocados entre dispositivos podem ser criptografados para que não possam ser lidos por outros dispositivos. 

Ele também pode permitir que o endereço que atua como a identidade de um dispositivo e que está incluído nas trocas de dados sem fio seja disfarçado e alterado a cada poucos minutos. Isso protege os usuários do risco de serem rastreados usando dados transmitidos por seus dispositivos eletrônicos pessoais.

Se você possui dispositivos habilitados para Bluetooth, você mesmo experimentou isso. Por exemplo, se você comprar um mouse sem fio, na primeira vez que o ligar, você o emparelhará com o dispositivo com o qual planeja usá-lo. Você pode ligar o mouse e acessar as configurações de Bluetooth em seu computador para emparelhar o dispositivo assim que vir seu nome em uma lista de acessórios Bluetooth próximos. 

Um computador pode lidar com muitas conexões Bluetooth ao mesmo tempo por design. Você pode querer usar um mouse sem fio, teclado e fones de ouvido.

Os fabricantes desses acessórios, no entanto, vão limitar as conexões a uma por vez. Você deseja que o teclado digite apenas no computador ou que os fones de ouvido ouçam especificamente o telefone. Alguns permitem que o usuário emparelhe o dispositivo com vários computadores, tablets ou telefones, mas eles só podem se conectar a um de cada vez. Tudo depende do que o fabricante decidiu que era sensato para o seu produto.

Alguns dispositivos exigem um código de segurança ao serem pareados com outro dispositivo. Este é um exemplo de autenticação e garante que o dispositivo com o qual você está configurando esse relacionamento confiável seja aquele que você pensa que é, em vez de outro dispositivo em outro lugar no ambiente. Por exemplo, muitos carros permitem que você atenda chamadas sem tirar as mãos do volante. 

A primeira vez que você quiser usar esse recurso, você terá que emparelhar seu telefone e o sistema de áudio do carro usando a tela de entretenimento do carro e seu smartphone juntos. O carro fornece um número para você digitar. Seu telefone informa que um dispositivo deseja emparelhar usando um código numérico. Você insere o código na tela de entretenimento para confirmar que este é um emparelhamento autorizado. Depois disso, você pode usar o sistema de telefone mãos-livres sem precisar emparelhar novamente.

O usuário também tem controle sobre a visibilidade de um dispositivo para outros dispositivos Bluetooth. Em um computador ou smartphone, por exemplo, você também pode simplesmente alternar o modo Bluetooth do dispositivo para “não detectável” ou simplesmente desabilitar o Bluetooth até precisar dele novamente.

Veja também:

Como usar o BitTorrent

O que é Torrent e como funciona

Como vender Bitcoins e Como comprar Bitcoins

Escute Youtube com a tela desligada

Como alterar proprietário do canal do Youtube

Android 12: Tudo que você precisa saber

Android 12: Novidades e funções

Sendo assim, VEJA Também: Chave de Ativação do Windows – Veja Como Descobrir a CHAVE DE ATIVAÇÃO do Windows 10

Aprenda: Como Fazer Login no Kwai – Como Criar Uma Conta no Kwai

Veja Como Baixar o Kwai e Instalar no Smartphone e Ganhar Muito Dinheiro com o Aplicativo KWAI afinal, você já percebeu que podemos ajudar.

Se você gostou desse tutorial, Então, volte a Página Inicial do site Baixar e ativar e Veja Um Mundo de Possibilidades que Preparamos pra você!

Gostou? Veja nosso artigo sobre qual a melhor plataforma para criar um Blog.

Segurança Bluetooth: Veja o que é Bluetooth e se é seguro
Segurança Bluetooth: Veja o que é Bluetooth e se é seguro

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com