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SEO para Sites: Dicas fáceis para aumentar o tráfego do seu site

Acabou de construir um site incrível? Excelente. Mas quem se importa se ninguém vê? Esses truques e ajustes simples de SEO para sites ajudarão você a ter uma boa classificação no Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa e fazer com que seu site seja visto.

Há muitas razões para criar um site . Talvez você tenha criado um produto incrível que está pronto para vender online . Talvez você tenha escrito sua magnum opus, um ensaio pessoal que certamente ganhará o Pulitzer assim que for postado na internet. Talvez você só queira compartilhar seus hobbies com o mundo. Infelizmente, nada disso importa se ninguém visitar seu site.

Então, confira as nossas dicas:

Construa um site bem projetado

Se o seu site for novo, grande ou contiver muitos arquivos multimídia, considere criar um mapa do site. Esse é um arquivo que fornece aos mecanismos de pesquisa as informações necessárias para rastrear e indexar rapidamente as páginas do site, vídeo e áudio.

Além disso, seu site deve incentivar os visitantes a explorar e compartilhar seu conteúdo. Vendendo produtos? Sua página inicial deve destacar pelo menos algumas imagens otimizadas de produtos (mais sobre isso depois). Executando um blog? Link para suas últimas postagens e ensaios de letreiro. Essas ações atraem não apenas os visitantes, mas também os mecanismos de pesquisa. Ele mostra a eles o que você considera importante.

No back-end, o campo de título do seu site deve destilar todo o site até o nome e as palavras-chave relevantes, pois é isso que aparece nos resultados da pesquisa. Portanto, escolha cuidadosamente o nome e as palavras-chave do seu site para atrair pessoas.

Concentre-se em um tópico específico

Os mecanismos de pesquisa querem direcionar as pessoas para os resultados mais confiáveis ​​e corretos. Portanto, se você é um especialista em um tópico específico que deseja explorar, o conteúdo do seu site deve refletir isso. Quer compartilhar suas receitas com o mundo? Então a comida deve ser o foco do seu site. Não misture conteúdo de panqueca com, digamos, metalurgia. Afinal, é improvável que seu site seja uma grande corporação multinacional ou uma grande organização de notícias que precise ser tudo para todas as pessoas.

A especificidade também é fundamental. Se você é um pescador com uma excelente perspectiva sobre a pesca com mosca, em oposição à pesca em alto mar, é sobre isso que seu site deve ser. Incline-se para o que você traz para a mesa; isso ajudará sua presença na web.

Escolha palavras-chave relevantes

Um tópico focado facilita a escolha das palavras-chave do seu site. O que são palavras-chave? São as palavras principais que levam as pessoas ao seu site. Para usar palavras-chave corretamente, você pega os vários elementos do seu site – artigos, imagens, vídeos, podcasts – e os resume em termos amigáveis ​​para SEO. Você também desejará palavras-chave na URL do seu site, tags de cabeçalho, meta descrições e atributos alt. Basta acessar o back-end do seu site e colocar os termos nos campos de palavras-chave (se estiver usando um construtor de sites) ou editar o código (se preferir inserir o back-end de um serviço de hospedagem na web e mexer no HTML).

Você deve otimizar as palavras-chave para corresponder às pesquisas das pessoas. Se o seu site vende lenços tricotados à mão, “cachecol” e “tricot” devem ser suas palavras-chave. Como você provavelmente adivinhou, essas mesmas palavras-chave exibirão outros sites quando alguém fizer uma pesquisa. Como resultado, você deve fazer backup de palavras-chave padrão com palavras-chave de cauda longa, que são pesquisas mais específicas.

Crie conteúdo de qualidade de forma consistente

Fatores de qualidade de conteúdo em SEO também. Por exemplo, um blog sobre motores de automóveis precisa responder a perguntas ou esclarecer tópicos de nicho. Em vez de divagar sobre motores, é melhor se aprofundar em artigos repletos de informações, como “Os 5 fundamentos do reparo da transmissão” ou “Coisas que você pode não saber sobre a limpeza do carburador”.

Os mecanismos de pesquisa priorizam sites com conteúdo novo e em constante mudança. Você não deseja copiar e colar conteúdo de outro site. Na verdade, os motores de busca irão penalizar o seu site por isso. Concentre-se em material original de alta qualidade.

Além disso, você precisa atualizar seu site de forma consistente, seja na forma de novos artigos, arte ou produtos. Os visitantes querem um motivo para retornar ao seu site ou compartilhar seu conteúdo no Facebook, Twitter, Instagram ou outras redes de mídia social.

Estabelecer links externos é necessário para construir uma autoridade valiosa. Os mecanismos de pesquisa procuram links para seu site de outros sites confiáveis, que incluem as redes de mídia social mencionadas acima ou outros sites de alto tráfego. Se o seu site oferecer conteúdo focado e de qualidade que resulte em um link do Folha de São Paulo, os mecanismos de pesquisa verão seu site como notável e aumentarão sua classificação.

Crie títulos e manchetes de página atraentes

Um título de página e um título são maneiras semelhantes, mas distintas, de nomear a mesma página do site. O primeiro é um título centrado em palavras-chave projetado para apaziguar os deuses do mecanismo de pesquisa, enquanto o último é projetado para agradar as pessoas que clicam na página.

Por exemplo, “2021 Honda Civic Revisão” é um título de página compacto e amigável para SEO que aparece apenas nos resultados de pesquisa. Afinal, os títulos das páginas são escritos para o amor do Bing e do Google. “10 razões pelas quais o Civic 2021 é o melhor carro da Honda” é um ótimo título na página que incentiva compartilhamentos e leitores recorrentes. Isso é bom SEO, também. Claro, páginas e títulos podem ter os mesmos títulos. Experimente para ver qual método funciona melhor.

Como precaução, certifique-se de que o título e o título da página descrevam com precisão o que está na página. Não nomeie uma página como “Revisão do Honda Civic 2021” se o conteúdo não refletir isso. Isso é mentir para o leitor, algo que o Google e outros mecanismos de busca desaprovam. Você perderá confiança, autoridade e classificação de SEO.

Otimize suas imagens

Na web, as imagens são a forma como colorimos dentro das linhas; imagens claras e claras tornam um site convidativo. Além disso, as imagens destacam o produto ou serviço que você deseja vender e dividem grandes blocos de texto para manter os leitores engajados. As imagens são importantes, então você deve ter tempo para otimizá-las.

O primeiro passo para otimizar suas imagens para a web é reduzi-las a um tamanho gerenciável. Você deve manter cada imagem abaixo de um megabyte de tamanho; ainda menor se você tiver uma página com muitas imagens. Redimensionar imagens para uma resolução máxima de 1920 por 1080 pixels e usar os formatos JPG ou WEBP ajudará suas páginas a carregar rapidamente. Os mecanismos de pesquisa não gostam de sites de carregamento lento.

Certifique-se de que suas imagens também tenham atributos Alt adequados. O Google, por exemplo, não pode realmente ver as imagens que você envia para o seu site, mas os atributos Alt ajudam o gigante das buscas a categorizar suas fotos. Os atributos Alt devem ser uma descrição da imagem, mas não muito longa. Apontar para cerca de 125 caracteres, no máximo. 

Reduza o tempo de carregamento do seu site

De acordo com a pesquisa de mercado do Google , 53% do público móvel sai de um site se ele demorar mais de três segundos para carregar. O tempo deles é valioso, portanto, não os incentive a saltar com um site lento como o melaço.

Você pode analisar a velocidade do seu site com o Google PageSpeed ​​Insights, Test My Site do Google. Essas ferramentas oferecem informações detalhadas sobre como você pode melhorar o tempo de carregamento do seu site. Isso inclui a substituição de imagens ou scripts que podem demorar um pouco para carregar. 

Se você estiver usando o WordPress, remova todos os plug-ins que não sejam críticos para o seu site. Você também deve conferir o WP-Rocket, um plug-in do WordPress que armazena páginas em cache para tempos de carregamento mais rápidos.

Endereça seus URLs

Sim, você também deve aplicar táticas de SEO a URLs. Os mecanismos de pesquisa consideram as palavras-chave na URL do seu site tanto quanto consideram as palavras-chave em uma página.

Seu site usa URLs dinâmicos, endereços que dependem de páginas numeradas? Em caso afirmativo, substitua-os por URLs estáticos. Veja esta postagem de blog hipotética, por exemplo:  . O número no final da URL representa aquela postagem específica, mas não é nada descritivo.

Para corrigir isso, mergulhe no back-end do seu site e ative os URLs estáticos, para que você possa adicionar palavras-chave importantes ao endereço do seu site. Com URLs estáticos, a mesma postagem sobre carros inteligentes aparecerá como . Os mecanismos de pesquisa adoram essa estrutura de URL mais informativa. Lembre-se, a brevidade é fundamental, então não faça do URL uma frase cheia de palavras-chave. Por fim, use hífens para dividir as palavras na URL, em vez de juntá-las.

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