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TikTok: Como se tornar uma estrela do TikTok

Criadores de conteúdo bem-sucedidos compartilham dicas sobre como usam o TikTok e por que ele pode ser a melhor plataforma de mídia social para aumentar sua presença online.

Amado por alguns, confuso para outros, o TikTok é responsável por um boom de criação de conteúdo móvel . O aplicativo de compartilhamento de vídeos tem mais de um bilhão de usuários ativos e lançou as carreiras de atores, comediantes e influenciadores de mídia social em busca de sucesso fora dos limites da tela do celular.

O TikTok não é apenas um centro de congregação para adolescentes dançantes. Criadores jovens e velhos estão encontrando uma comunidade no aplicativo e, a partir daí, estão obtendo acordos de marca, dinheiro e fama. Uma coleção diversificada de pessoas agora sabe que não precisam ser editores de vídeo altamente qualificados para prender a atenção de alguém (embora ter qualidade de produção de alto nível possa ajudar). Ao combinar experiência ou entusiasmo no assunto com um método de entrega divertido, a fama online pode ser sua .

Chefs, médicos, jornalistas, meteorologistas, políticos e técnicos encontraram seu público e criaram suas marcas pessoais e profissionais no TikTok. O que está parando você?

Surge um adversário digno para o YouTube

Desde o nascimento do YouTube em 2005, plataformas com o objetivo de competir com o gigante do compartilhamento de vídeos apareceram e desapareceram do cenário da mídia social. Alguns serviços, como o Twitch , conquistaram seguidores fiéis ao oferecer acordos de parceria exclusivos para artistas em suas plataformas.

Outros, como DailyMotion e Vimeo, nunca experimentaram o sucesso prolífico do YouTube com conteúdo direcionado a criadores e ajustaram suas estratégias de negócios ao longo dos anos. Vine, a plataforma original de compartilhamento de mídia curta, foi a entrada do Twitter no mercado de vídeos virais. Esse serviço fechou em 2017.

Postar vídeo vertical (ou seja, vídeo filmado em modo retrato em vez de paisagem) já foi a marca dos desinformados e avessos à tecnologia, que filmavam os jogos de futebol de seus netos usando iPads a centímetros de seus rostos radiantes. Graças ao TikTok, gravar vídeos na vertical agora é esperado e incentivado em várias plataformas sociais.

A mudança na estratégia de vídeo colocou os gigantes tradicionais da mídia social em alerta. Com o recente aumento da popularidade do TikTok, o YouTube lançou seu próprio serviço de vídeo vertical imitador, o YouTube Shorts . O Meta oferece Instagram Reels , que também são vídeos curtos e verticais. Em resposta, o TikTok mirou na competição e anunciou que os criadores poderiam produzir vídeos mais longos, de até dez minutos , o que está um pouco abaixo da duração média de um vídeo do YouTube.

Torne-se um criador de conteúdo

EllasStudy é um estudante universitário e criador do TikTok com quase 100.000 seguidores. Ela usa sua plataforma para ensinar aos outros dicas e truques relacionados à programação, e entrega tudo isso com energia saudável. 

Ela disse que começou a criar conteúdo no TikTok para fazer a diferença em seu campo. Ella explicou: “Há muitas maneiras de ajudar as pessoas, seja colocando-as na tecnologia ou apenas fazendo-as rir. Você realmente pode impactar o dia de alguém. A tecnologia é muito difícil. Não importa onde você está se metendo, há muitos desafios, independentemente de sua formação pessoal. É um campo desafiador.” 

Ella disse que usa os próprios controles de gravação e edição de vídeo do aplicativo TikTok para produzir todo o seu conteúdo. Ela disse: “Honestamente? Eu literalmente faço tudo no TikTok. Gravo no TikTok e edito no TikTok. Apenas encontre o que você é apaixonado e seja honesto com isso.”

Post sobre coisas que você ama

Há conteúdo TikTok para quase todos. Onde quer que seus interesses estejam, você pode encontrar seu público.

Como aprendi com horas de navegação em vídeos sobre tópicos que vão desde o interesse em receitas de décadas exibir gadgets para tarefas domésticas, você não precisa ser especialista em nenhum assunto para fazer um vídeo do TikTok. Basta ter um entusiasmo genuíno e uma personalidade envolvente quando se trata de produzir vídeos para seus seguidores em potencial.

Ella acredita que é importante encontrar o assunto que você deseja destacar, mas os criadores também devem manter sua felicidade pessoal. “Eu queria ser aquela pessoa que criava conteúdo tecnológico saudável”, ela disse. “Eu meio que sinto que isso começou a ficar longe de mim. Então eu preciso fazer uma pausa e descobrir novamente quais são meus objetivos.” Seu conselho para os outros é verificar com você mesmo de vez em quando, “e não coloque nenhuma expectativa nisso. Deve ser uma plataforma divertida. Deve ser um espaço divertido. Isso não é vida ou morte.”

Como ganhar audiência no TikTok

Para os criadores do TikTok, o objetivo é que as pessoas encontrem e assistam a seus vídeos depois de compartilhá-los. Usuários experientes de mídia social sabem que os criadores geralmente ficam à mercê do algoritmo de exibição de conteúdo de uma plataforma. Criar estratégias para colocar conteúdo na frente do maior número possível de pessoas é complicado.

Para EllasStudy e TonyTechBytes, a chave é nunca parar de postar. “Eu posto três vezes por dia e realmente me concentro no tipo de conteúdo que quero criar”, disse Ella. adicione o texto.” 

Tony repetiu essa estratégia, acrescentando que ser consistente ao postar com frequência também é importante. “Faça o máximo de vídeos possível todos os dias. Geralmente, recomendo pelo menos dois vídeos por dia.”

Outros criadores têm uma abordagem diferente. MattyKay disse que seu segredo para ganhar mais de um milhão de seguidores é valorizar a qualidade sobre a quantidade. “Não quero que pareça que estou apenas fazendo um vídeo para fazer um vídeo.

Quero que haja uma razão por trás disso”, disse ele. “Estou levando 30 minutos extras para editar no Premiere em vez de no TikTok ou estou usando uma câmera em vez do meu iPhone. Acho que pequenas coisas, quando você as adiciona, apenas empilham umas sobre as outras para esse aspecto de qualidade em um vídeo.”

TikTok é o pequeno rei do vídeo social

O TikTok é a plataforma “it” por enquanto. Outro tipo de criação de conteúdo em vídeo, seja horizontal ou mais longo, pode acontecer a qualquer momento, mas não há como negar que o serviço deixou sua marca no cenário social. Todos, de políticos a chefes da indústria, reconhecem que o TikTok dá aos criadores o poder de influenciar e informar e, nas últimas semanas, eles aproveitaram esse alcance social.

O TikTok possui ferramentas gratuitas e poderosas de gravação e edição de vídeo que são fáceis de usar para qualquer pessoa e oferece uma maneira de compartilhar suas visualizações com um público de mais de um bilhão de espectadores. Talvez seja hora de experimentar o TikTok. Você nunca sabe quem ou o que você pode descobrir.

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