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Definir Estratégia de Marketing Digital: Veja em 10 etapas para iniciantes

Definir Estratégia de Marketing Digital: Confira em 10 etapas para iniciantes. O marketing digital é o marketing online para sites. Simples, certo? Acontece que existem pelo menos sete maneiras principais de comercializar um site online. E é aí que entra a estratégia de marketing digital.

Esses são os caras grandes – como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), publicidade digital, marketing de mídia social, a lista continua. E cada categoria representa uma especialidade própria, juntamente com um conjunto único de habilidades e melhores práticas. Em outras palavras, o que acontece no SEO é muito diferente do que acontece na publicidade digital. 

Por isso, não é fácil criar uma estratégia de marketing digital. 

Como cada site é diferente, é importante adotar uma abordagem personalizada para criar estratégias de marketing digital. 

Neste guia, abordaremos as diferentes áreas do marketing online, explicaremos o processo de estratégia de marketing digital e, em seguida, forneceremos um guia de 10 etapas sobre como abordar o básico.

Como criar uma estratégia de marketing digital em 10 passos

Agora que você conhece um pouco sobre os diferentes tipos de táticas de marketing online, é hora de aprender o básico sobre como criar a estratégia.

De personas às ferramentas certas, há muitas coisas grandes e pequenas que podem ajudar ou atrapalhar o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Aqui está o trabalho fundamental que você precisa para garantir que sua estratégia funcione bem, incluindo nossas ferramentas e softwares favoritos.

Etapa 1: crie uma persona do cliente

Anteriormente, os profissionais de marketing digital coletavam informações qualitativas e quantitativas sobre o público-alvo que incluíam idade, sexo, ocupação, interesses e localização. A definição do cliente potencial foi levada para outro nível recentemente, com as personas do comprador assumindo. Agora, as estratégias de marketing mais eficazes são incompletas sem eles.

Buyer personas é um termo usado para descrever o cliente ideal que pode ser definido por meio de pesquisa e contato com o grupo-alvo pré-definido.

Etapa 2: identifique seus objetivos e ferramentas

Todo profissional de marketing sabe o quão importante é essa etapa. Sem objetivos, a estratégia simplesmente não funcionará, portanto, defini-los é sua principal tarefa. Certifique-se de que as metas que você desenvolveu sejam adequadas e torne-as mensuráveis.

Exemplo de uma meta de marketing fraca:

Aumente as conversões no site no próximo ano e crie duas ofertas promocionais.

O que há de errado com esse objetivo? Certo, não é mensurável! Como se pode medir o progresso usando este objetivo?

Eis como deveria ter sido formulado:

Aumente as conversões no site em 20% no primeiro trimestre de 2020 e crie duas ofertas promocionais: relatório de marketing gratuito e um livro de marketing. Tenha-os online até fevereiro e março, respectivamente.

Lá, agora é possível medir o progresso.

Etapa 3: concentre-se no blog

Criar conteúdo de alta qualidade é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Os blogs são uma maneira de criar conteúdo de qualidade para um site e expandir sua estratégia de marketing de conteúdo. Esse aspecto-chave da estratégia desempenha algumas funções críticas, incluindo trazer mais tráfego para seu site, reforçar a presença nas mídias sociais, posicionar-se em relação a outras empresas e classificar todas as consultas e palavras-chave de pesquisa de cauda longa.

Se você tem um blog atualizado regularmente que os visitantes acham útil, isso significa que seu site será facilmente encontrado pelos mecanismos de pesquisa e poderá ser usado como plataforma para sua campanha de marketing. 

Etapa 4: avalie os canais de marketing digital existentes

Analise os ativos digitais e canais que você já está usando, incluindo site, conteúdo de blog, conta de mídia social, boca a boca, publicidade nativa, Google Adwords, publicidade paga e assim por diante. Pergunte a si mesmo: quão eficazes eles foram e como podem ser usados ​​no próximo ano?

Tudo bem se o seu futuro processo de estratégia de marketing digital não incorporar todos esses elementos, mas com certeza deve usar aqueles que foram mais eficazes no ano anterior. Por exemplo, se uma página de destino que você criou recentemente foi eficaz na geração de leads, use-a novamente, mas melhore-a o máximo possível. O mesmo se aplica a outros ativos e canais.

Etapa 5: automatizar o marketing

A automação de marketing é enorme e só está melhorando com novas tecnologias e softwares. As principais plataformas de automação de marketing de hoje podem fazer maravilhas para sua estratégia de marketing digital, facilitando a automatização de atividades como marketing de conteúdo, email marketing, geração de leads e muito mais. Além disso, é fácil encontrar plataformas de automação de marketing integradas ao CRM de vendas da sua empresa, o que melhora todo o processo de vendas. 

Etapa 6: otimizar a otimização para dispositivos móveis

É uma era mobile-first, e não há desculpa para não melhorar seu site para uma experiência móvel maravilhosa. A otimização para dispositivos móveis inclui velocidade da página, design do site e várias outras práticas de otimização de mecanismos de pesquisa para garantir que as pessoas que acessam seu site usando um dispositivo móvel tenham uma boa experiência. 

Revise seu design responsivo para dispositivos móveis e modelos de e-mail para garantir que você esteja usando os métodos mais recentes e forneça apenas dados relevantes e mais recentes.

Etapa 7: facilite o acesso dos clientes a você

O negócio online tem tudo a ver com se conectar com clientes em potencial, portanto, o tráfego em seu site deve ser alto para garantir resultados positivos. Sua estratégia de marketing digital, portanto, deve garantir que seus leads e visitantes não estejam exercendo um esforço desnecessário para se conectar com você. O envolvimento com seus clientes é inestimável para o seu negócio.

“Há muito a ser aprendido com seu público online. Você receberá feedback honesto sobre campanhas e mensagens, por exemplo. Incorporar a interpretação e a opinião de seus fãs sobre sua marca pode gerar conteúdo novo e fãs leais.” – Adam Fridman

Para eliminar o esforço desnecessário, você deve garantir que as páginas de destino não solicitem dados irrelevantes. 

Etapa 8: use a tecnologia certa

Um esforço de marketing é desperdiçado se uma tecnologia ineficaz ou inadequada for usada. 

Para uma estratégia de marketing digital adequada, você precisará de ferramentas como software de automação de marketing e ferramentas do setor. Existem ferramentas que podem ajudá-lo em todas as etapas do processo de marketing digital, desde ferramentas que ajudam a identificar seus objetivos até ferramentas que ajudam a rastrear de onde vêm seus visitantes.

Etapa 9: confirme seus diferenciais

Se sua empresa não é diferente de seus concorrentes, você não deve esperar altos lucros. Certifique-se de mudar (ou reforçar) sua diferença dos outros conversando com seus clientes e perguntando por que eles selecionaram sua empresa. 

Cada empresa tem uma proposta de venda única, um atributo que o diferencia da concorrência. Faça a pesquisa e trabalhe para descobrir o que é isso. Em seguida, corrija seus diferenciais existentes, se necessário. Incorpore esta mensagem em suas campanhas de marketing de conteúdo.

Etapa 10: acompanhe seu processo

O monitoramento constante deve ser fornecido para garantir que a estratégia esteja funcionando de forma eficaz. Isso é feito atribuindo equipes que realizariam essa tarefa. Lembre-se de aprender com os erros e sempre encontre oportunidades de melhoria!

Há muito trabalho envolvido na concepção de um processo de estratégia de marketing digital, mas um plano eficaz e bem pensado tornará muito mais fácil. 

Pronto para definir sua estratégia de marketing digital?

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