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Marketing Online: Confira os pilares para sua estratégia neste guia para iniciantes

O mundo do marketing online cresceu e hoje há claramente mais de uma maneira de comercializar seu site na internet. 

A boa notícia é que, embora essas áreas sejam categorias de marketing separadas, todas podem trabalhar juntas para atingir seus objetivos e expandir seus negócios. 

Agora, vamos conferir tudo sobre!

O marketing online pode ser categorizado em 6 disciplinas principais:

  1. Marketing de conteúdo – A criação e publicação de conteúdo útil projetado para atrair, educar e manter seu público-alvo.
  2. Publicidade nativa – Também chamada de advertorials, a publicidade nativa é um tipo de anúncio online que se assemelha ao conteúdo editorial do site ou publicação que está promovendo. 
  3. Publicidade Pay-per-click (PPC) – PPC é uma estratégia de marketing que envolve anúncios online. Os anunciantes pagam cada vez que um usuário clica em um de seus anúncios.  
  4. Otimização para mecanismos de busca (SEO) – Esta é a prática de melhorar um site para que ele se torne amigável para os mecanismos de busca e traga tráfego orgânico para o site. 
  5. Marketing de mídia social – A prática de promover um produto ou serviço em plataformas de mídia social. Isso normalmente é feito por meio de uma plataforma de gerenciamento de mídia social.
  6. E-mail marketing – Uma abordagem de marketing que usa o e-mail como forma de marketing e nutrir clientes potenciais e existentes.

7 ingredientes-chave de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida

A maneira como você aborda um plano de marketing digital varia de acordo com os objetivos de uma empresa individual, mas definitivamente há algumas coisas a serem lembradas que o manterão no caminho do sucesso. Se você está envolvido em marketing digital e está procurando uma estratégia, siga este guia para mantê-lo no caminho certo!

1. Crie uma estrutura realista

Antes de fazer qualquer coisa, você vai querer mapear seu plano. Você pode fazer isso de várias maneiras, incluindo mapeamento de conteúdo, cronogramas e calendários editoriais. Existem muitas ferramentas para ajudar nesse nível de gerenciamento e planejamento de conteúdo.

O importante é estabelecer vários resultados ideais (realistas), deixando algum espaço para incertezas. E você quer fazer isso com base em um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) escolhidos que estão relacionados à sua estratégia e objetivos.

Se você não escolher um subconjunto de métricas para basear sua estratégia, é provável que você saia do caminho e não chegue ao seu objetivo final. Mantenha o processo o mais simplificado possível ao comunicar e delegar e estabeleça um prazo claro para que todos na equipe permaneçam focados.  

2. Identifique os KPIs apropriados desde o início

Como você está estabelecendo metas? Você terá que encontrar as métricas certas para se concentrar a fim de entender como obteve seus resultados finais. Escolher os KPIs certos – aqueles que representam mais de perto suas principais áreas-alvo – ajudará você a permanecer no alvo e entender quais de suas ações de marketing estão realmente funcionando e quais precisam ser aprimoradas.

Aqui estão alguns pontos para refletir enquanto você descobre quais KPIs são melhores para usar:

  • Como um determinado KPI está relacionado ao seu objetivo?
  • O que exatamente você está medindo?
  • O que você está medindo está relacionado à experiência real do usuário e, em caso afirmativo, como?
  • Quanto você precisa monitorar/relatar sobre determinadas métricas e incluiu isso em seu plano?

O truque para configurá-los adequadamente é lembrar que são dados, mas também é experiência humana. Esta é a chave para configurar uma estratégia de vendas e marketing decente em geral – você está vendo seu tráfego como números, mas também como humanos. Você vai querer se concentrar em números que realmente contam uma história sobre o que seus clientes estão fazendo e usar esses dados para mudar as coisas no futuro.

A conclusão é que o comportamento humano é realmente o que está afetando seu ROI, então lembre-se de abordá-lo sempre do ponto de vista da UX (Experiência do Usuário).

3. Saiba como construir um funil eficaz

Quem tem experiência na área de marketing tradicional (ou qualquer experiência de negócios) já deve estar familiarizado com o conceito de funil de vendas, que é um esboço passo a passo de cada fase da jornada do comprador. Ele se divide em algo assim:

  • Divulgação: anúncios no Facebook, landing page, vídeos explicativos, infográficos, marketing de conteúdo
  • Conversão: mídias sociais, posts informativos em blogs, estudos de caso, questionários
  • Encerramento: série de e-mails, avaliações, questionários
  • Retenção: ofertas exclusivas, whitepapers, e-mails, concursos, pesquisas

A parte mais larga ou o topo do funil é onde o alcance, o engajamento e o reconhecimento da marca acontecem. Isso é fundamental para capturar novo tráfego, bem como reengajar o tráfego repetido. O topo do seu funil é onde o marketing acontece e você vai querer garantir que isso seja altamente envolvente – não é tanto sobre a venda, mas sobre a construção de relacionamento.

Um grande estrategista de conteúdo ou especialista em marketing digital saberá o que é preciso para atrair clientes em todas as fases do funil e ter uma alta porcentagem de conversões – mas na maioria dos casos, isso requer prática, então se não acontecer imediatamente, não entre em pânico!

4. Entenda o que torna o conteúdo eficaz

O conteúdo é muito mais do que ótimos blogs, tweets e anúncios no Facebook! Há muito que você pode fazer para ser criativo com isso e, para isso, você vai querer estar atualizado sobre a tecnologia e os métodos mais recentes para chegar ao seu público.

O que torna o alcance e o envolvimento realmente eficazes é sua capacidade de contar uma história e, para esse fim, sua estratégia deve se concentrar em uma campanha publicitária eficaz, de alta qualidade e valor.

O que queremos dizer com isso? Crie seus anúncios principais e ofertas de serviços primeiro e, em seguida, escreva conteúdo com CTAs que levem os usuários a uma compra. Mas certifique-se de que seja relacionável, relevante e útil para o seu público.

Você também vai querer ter uma compreensão clara de como seu conteúdo está funcionando em relação aos padrões de SEO e análise. Tudo o que você coloca no mundo acaba sendo “dados”, então rastreá-lo da maneira certa é crucial. Isso também significa entender a experiência do usuário.

5. Planeje estrategicamente, mas com flexibilidade

Seja qual for o seu plano geral, ele deve deixar espaço para flexibilidade. Assim como dar prazos “falsos” ao delegar tarefas ou direcionar clientes, você deve deixar um amplo espaço não apenas para flutuações de tempo, mas também para eventos inesperados que podem afetar sua carga de trabalho principal, bem como o negócio como um todo.

Isso significa deixar alguns pontos “em branco” em sua linha do tempo para preencher à medida que avança. Também significa deixar algum espaço para incorporar coisas como eventos atuais relevantes, artigos virais de concorrentes ou investimentos inesperados em novas tecnologias que podem influenciar seu plano em uma determinada direção.

À medida que você trabalha em seu plano, você deve monitorar e fazer check-in continuamente, fazendo perguntas como:

  • Onde há espaço para melhorias?
  • Quais KPIs são realmente relevantes nesta fase?
  • Onde está a maior parte do tráfego fluindo?
  • Quais ferramentas estão funcionando melhor do que outras para manter tudo organizado?

6. Crie uma Biblioteca de Conteúdo Evergreen

Diferentes tipos de conteúdo têm propósitos diferentes e, para isso, você precisará incorporar várias ideias à medida que trabalha em sua estratégia de marketing de conteúdo. Embora isso possa parecer complicado, na verdade não é se você puder reunir a maior parte do seu conteúdo com antecedência e mantê-lo organizado de acordo com palavras-chave e tags.

Conteúdo perene é um termo para conteúdo que você só precisa criar uma vez e é valioso para vários propósitos e até mesmo em vários canais. Normalmente, não é relevante para o tempo ou o evento, mas é uma parte fundamental da história da sua marca, mensagem principal e ofertas principais.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o conteúdo pode ser desenvolvido para durar por meio de diferentes usos:

  • Um e-book em PDF pode ser desenvolvido a partir de blogs antigos
  • Um artigo detalhado pode ser transformado em um whitepaper
  • Apresentações de slides podem ser incorporadas em vídeos explicativos simples

A ideia aqui não é entediar seu público com conteúdo repetido ou plagiar (mesmo “plágio” de seu próprio conteúdo pode custar-lhe em relação a SEO), mas construir uma biblioteca de peças principais que você pode desenvolver junto com sua mensagem e objetivos de negócios.

7. Visualize uma direção clara

Seu conteúdo está indo em uma direção específica de acordo com o tráfego e o engajamento geral? Isso é o que você terá que colocar em prática no início e à medida que avança em cada fase de sua estratégia. Você terá que ficar de olho no desempenho de cada fase do seu funil e procurar atividades de reengajamento se suas conversões estiverem flutuando.

O ponto principal é fazer um plano flexível para ter uma compreensão clara de como o processo seguirá desde o início, começando com conteúdo amigável para SEO e altamente compartilhável. No final, você vai querer comparar seus resultados esperados com os resultados reais, para que, ao criar uma nova estratégia, você entenda melhor o que funciona e o que não funciona. 

Pensamentos finais

Para construir uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, você precisa ter uma compreensão sólida de gerenciamento de projetos, que inclui uma visão sólida do plano, bem como de cada etapa, e os pedaços envolvidos para que cada etapa seja bem-sucedida. Para isso, uma estratégia de marketing de conteúdo é uma boa representação da arte e da ciência do que acontece nos bastidores.

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