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Marketing de podcast: As 13 principais táticas para aumentar seu público B2B

Mais de 2 milhões de podcasts e 48 milhões de episódios estão atualmente disponíveis online. Espera-se que esses números cresçam significativamente nos próximos anos, graças em grande parte aos investimentos em podcast feitos por players como Apple e Spotify, além de maior acessibilidade de smartphones e alto-falantes inteligentes como Amazon Echo.

Para aqueles que pensam em marketing de podcast e se tornam podcasters, considere como se destacar da multidão e aumentar o público.

Confira:

1. Valor da oferta desde o início | Marketing de podcast

Ted Talks Daily, um dos podcasts mais baixados de todos os tempos, talvez seja um exemplo clássico de como construir um podcast envolvente do início ao fim. Cada episódio começa com uma mensagem de urgência e convicção – dizendo aos ouvintes: “aqui está o que você precisa saber e por que você deve ouvir o que estou prestes a lhe dizer”. Durante uma sessão de aproximadamente 15 minutos, os ouvintes adquirem conhecimentos que os educam e os ajudam. 

É um ótimo exemplo a seguir. Se você deseja construir uma base forte e leal de ouvintes, cada episódio precisa incluir uma forte mensagem de urgência no início, conselhos acionáveis ​​ao longo do caminho e, é claro, sempre relevante para seu público. Aqui estão algumas coisas que você pode considerar ao criar um episódio:

  • Comece com uma mensagem vital que serve como tema central de sua apresentação – algo que o público precisa saber ou entender
  • Determine seu público-alvo e quais são seus pontos problemáticos
  • Procure educar e fornecer conselhos e informações acionáveis
  • Torne seu conteúdo único e valioso para que eles voltem para ouvir mais de você

Talvez, no final de um podcast, você queira perguntar ao seu público quais tópicos eles gostariam que você abordasse. 

2. Estratégia de frequência e tempo de publicação

A consistência é a chave, quando se trata de marketing. Normalmente, leva de cinco a seis meses de podcasts produzidos consistentemente para começar a atrair ouvintes. Você pode não alcançar seu público imediatamente, mas mantenha o fluxo e, eventualmente, você o fará. 

Os podcasts B2B normalmente podem ter um episódio por semana, mas há profissionais de marketing que publicam um episódio diariamente. Deixe seu público saber quando eles podem esperar ouvir de você em seguida. Comece com uma frequência de podcast que você possa gerenciar razoavelmente e aumente para mais episódios posteriormente. Mas, não deixe de produzir um episódio, porque isso parecerá pouco profissional e pode não agradar ao público.

Quando você publica seu podcast pode impactar diretamente na taxa de engajamento. Se você é novo no podcasting, procure outros podcasts semelhantes ao seu e considere modelar seu horário de publicação semelhante ao deles. É provável que podcasters experientes e bem-sucedidos tenham baseado sua publicação de hora do dia em dados e tendências, então você pode querer seguir esse cronograma até reunir dados suficientes para determinar o que funciona melhor para você. 

Geralmente, os principais podcasts B2B mostram que a publicação de episódios semanais às quartas ou quintas-feiras funciona melhor. As pessoas normalmente ouvem podcasts enquanto se deslocam, então novos episódios são postados em grande parte por volta das 5 da manhã, quando os ouvintes estão começando seu trajeto. As quintas-feiras são conhecidas por terem o maior número de downloads de podcast.

3. Atraia super ouvintes

Segundo pesquisas, super ouvintes são aqueles que consomem pelo menos cinco horas de podcasts semanalmente. Eles são altamente valiosos porque 96% deles recomendam conteúdo para amigos e 44% prestam mais atenção aos anúncios em podcasts. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para atraí-los:

  • Adicione profundidade ao seu conteúdo : os super ouvintes adoram detalhes e tendem a ouvir episódios mais longos que fornecem cobertura ou análise aprofundada sobre um tópico. Crie episódios de 50 minutos, pois eles são mais populares entre os super ouvintes. 
  • Construa confiança : 33% dos super ouvintes dizem que confiam no conteúdo do podcast, então procure criar conteúdo bem pesquisado e verificado.
  • Ofereça conteúdo exclusivo sem anúncios : 61% dos super ouvintes dizem que estão interessados ​​em conteúdo premium, então ofereça conteúdo significativo e exclusivo.

4. Solicitar revisões

As revisões são uma ferramenta poderosa que você precisa utilizar para ganhar popularidade. Sempre peça aos ouvintes no início e no final de cada episódio para compartilhar, assinar e fornecer uma revisão de seus podcasts. Seja autêntico e explique como essas ações o ajudarão a crescer e produzir conteúdo de melhor qualidade. Além disso, sempre responda às avaliações e construa conexões mais profundas com o público.

5. Concentre-se em Apple Podcasts e Spotify | Marketing de podcast

Apple e Spotify são os dois players mais proeminentes em podcasts, e a maioria de seus ouvintes acessará seu programa nessas duas plataformas. Portanto, você precisa criar uma estratégia para ter uma classificação alta nessas duas plataformas. Aqui estão algumas coisas a considerar:

  • Identifique as categorias do seu podcast
  • Crie uma arte de capa atraente
  • Envie seus programas para os aplicativos
  • Use um pitch de elevador para descrever seus episódios

6. Construa um site de podcast | Marketing de podcast

Aproveite o mecanismo de pesquisa do Google para recrutar ouvintes criando um site e otimizando-o para os mecanismos de pesquisa. Uma maneira de oferecer uma excelente experiência ao usuário em seu site é enviar postagens para cada episódio com um player incorporado, transcrições e notas do programa.  

Sempre tenha páginas de destino dedicadas para potenciais ouvintes explorarem. Uma página de destino ideal incluiria:

  • Um título simples e conciso baseado em benefícios para o seu programa
  • Valor que o programa oferece aos ouvintes
  • Comentários positivos de super ouvintes
  • Links para episódios em destaque
  • Um apelo à ação (CTA) para subscrever 

Envie seu site para agregadores e diretórios.

7. Use vários canais para promoção | Marketing de podcast

Os ouvintes de hoje adoram conveniência. Isso significa estar em todas as plataformas. Embora pareça assustador, você pode simplificar o processo de distribuição seguindo estas etapas:

  • Envie o programa para diretórios de podcast como Google Podcasts e SoundCloud
  • Publicar o programa no YouTube
  • Envie o programa para as redes de rádio
  • Compartilhe o programa nas redes de podcast

Lembre-se de promover seu podcast nas mídias sociais, especialmente no LinkedIn, pois é a plataforma mais popular para networking B2B. Pesquisas mostram que postar nas manhãs dos dias úteis – de quarta a sexta-feira em particular – provavelmente obterá taxas máximas de engajamento com seu público. 

Dica extra: Crie campanhas de marketing pagas

Uma das maneiras mais poderosas de atrair os olhos é criar campanhas de publicidade paga multicanal. Você pode executar campanhas para seu programa ou para episódios específicos. Facebook e LinkedIn são plataformas poderosas para atingir principalmente públicos de negócios B2B, e o marketing nessas plataformas é relativamente simples, pois você pode restringir seu público-alvo por meio de localização geográfica, faixa etária, setor de destino e outros fatores. 

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